Nossa História
A história do Colégio Pilares começa na década de 80 com um sonho de uma educação de qualidade, assim a psicopedagoga Heliana Battaglia Beltrame funda o então Centro de Desenvolvimento Infantil Arte & Manha para atendimento de estudantes na faixa etária da Educação Infantil.
Com o passar do tempo e com os mesmos ideais, a escola foi crescendo e ampliando seu campo de atendimento e em 2003 amplia seus horizontes para atender também as crianças do Ensino Fundamental, começando assim uma nova fase e com isso um novo nome também era necessário. A inspiração veio com a indicação feita pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, em reunião realizada pela UNESCO.
Colégio Pilares, o novo nome foi baseado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
E assim a missão da escola tem sido até hoje, construir pilares para a vida das próximas gerações. A convivência diária entre crianças, jovens e adultos, a formação ética tão necessária, sempre foi um diferencial do colégio.
Com o desenvolvimento do município barbarense nos últimos anos, surgiram novas oportunidades, como o desafio de implantar o Ensino Médio, dando continuidade ao que teve início há mais de 3 décadas e completando o oferecimento de toda a Educação Básica.
As mantenedoras Ana Lúcia Beltrame Giovanini e Heliana Battaglia Beltrame, juntamente com professores e colaboradores altamente capacitados, atendem atualmente crianças e adolescentes desde a primeira fase da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Educando anualmente mais de 500 pequenos cidadãos, com um ensino voltados para o desenvolvimento de habilidades, competências e a preparação dos jovens para o ingresso nas universidades e vida profissional.
Missão
Proporcionar educação de qualidade, respondendo ao dinamismo, aos desafios da atualidade, tendo como base os seguintes aspectos:
- O desenvolvimento humano de forma global e harmônica.
- O respeito as individualidades de todos.
- A construção de conhecimentos que auxiliem na formação de pessoas autônomas, solidárias, éticas, sensíveis e versáteis, favorecendo a convivência num ambiente saudável, inovador e multidisciplinar, preparando para a cidadania responsável.
Visão
Ser reconhecida como: "a escola que acolhe e educa", através dos melhores e mais motivados recursos humanos e tecnológicos, sendo referência como organização educacional para a aprendizagem e a convivência, contribuindo para o desenvolvimento dos educandos e da comunidade.
Valores
- Ética
- Compromisso
- Responsabilidade
- Superação
- Amor
- Motivação
- Empatia
- Solidariedade
- Respeito
Proposta Pedagógica
A revolução da tecnologia, que mudou a forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos uns com os outros, criou um ambiente que é bastante diferente e dá acesso a uma abundância de informações e de meios de comunicação e de expressão que favorecem a curiosidade, a exploração do mundo e a autonomia de crianças e jovens.
A sociedade da era da informação e da comunicação exige de todos uma série de conhecimentos e habilidades para atuarmos com segurança e sucesso. Alguns desses conhecimentos e habilidades têm sido chamados de “competências sócioemocionais” ou “ competência para o século XXI”
A escola continua sendo a instituição destinada pelas sociedades da maioria dos países do planeta para levar suas crianças e seus jovens ao conhecimento sistematizado pela humanidade. Tal conhecimento é trabalhado ao mesmo tempo em que são desenvolvidas outras funções educacionais, como preparação para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho e da cultura, de forma criativa, crítica, ética e pessoalmente realizadora.
Por acreditar em uma educação em que o estudante é sujeito ativo e construtor do seu conhecimento, o Colégio Pilares adota uma proposta que valoriza o estudante como ser integrante de uma sociedade e que, por isso mesmo, possui muitos conhecimentos que não podem ser relegados a segundo plano; pelo contrário, devem ser aproveitados no processo ensino-aprendizagem.
Compromissado com o ser humano e com a sociedade, trabalha com a criança e o jovem de modo a propiciar-lhe reflexões sobre o mundo em que vive e sobre si mesmo, oportunizando a ampliação dos conhecimentos para uma prática social cada vez mais humana e competente.
A proposta pedagógica do Colégio Pilares sustenta-se numa visão de educação que parte das atividades significativas do cotidiano em direção à consciência científica e social sistematizada, baseando sua construção na interação, na busca da verdade, da realização humana, do respeito, da solidariedade, da responsabilidade, do senso crítico e criatividade para uma educação transformadora do ser humano e da coletividade em que está inserido.
Essa proposta tem como pressuposto o enriquecimento da pessoa e o desenvolver dos dons de cada indivíduo pela aplicação do seu talento em atividades pedagógicas estimulantes e ampliadoras dos seus horizontes. Portanto, não enfatiza a abordagem de questões fechadas, de visão única e fragmentadas.
A prática pedagógica da escola tem como perspectiva a Base Comum Curricular Nacional - BNCC para todo os segmentos de ensino que atua.
Sendo assim, a postura do educador do Colégio Pilares, deve favorecer a prática dialógica, crítica, conscientizadora, participativa e criativa. O educador terá o papel de mediador entre o social e o pessoal do estudante no processo ensino-aprendizagem.
Para a realização efetiva dessas intenções o Colégio Pilares tem como metas:
- Proporcionar a participação democrática de todos no trabalho da educação;
- Incentivar a integração da família e da comunidade com a instituição educacional, tendo em vista um trabalho interativo;
- Preparar o estudante para um mundo em constante mudança, a fim de que ele tome conhecimento dos recursos históricos, científicos e tecnológicos do mundo que o rodeia;
- Possibilitar atitudes que expressem a consciência dos valores universais;
- Estimular o exercício do pensamento e do raciocínio, inclusive para que a comunicação ocorra de forma clara e precisa;
- Propiciar condições para que a ação criadora seja emergente no cotidiano escolar e comunitário.
Infraestrutura
Para desenvolver todo potencial da criança e do jovem é importante que eles se sintam bem no ambiente em que estão inseridos. Por isso o Colégio Pilares conta com uma excelente estrutura física.
- Área de convivência (pátio);
- Play-ground;
- Quadra;
- Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia;
- Laboratório de tecnologia;
- Laboratório de Química e Física;
- Sala de leitura;
- Horta,
- Banheiros próprios para as faixas etárias.